Book cover

12-4174t

12-3876t

12-4618t

Acerca de los autores

Solon Eduardo Annes Viola

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e, também, em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, movimentos sociais, educação e práticas pedagógicas.

solonv@unisinos.br

Filipe Barreiros Barbosa Alves Pinto

Professor substituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia na mesma universidade. Desenvolve pesquisas no campo da Sociologia da Arte, com ênfase em Literatura Brasileira, suas relações com a Identidade Nacional e a formação de seu cânone. Também tem interesse nas áreas da Sociologia Política e Sociologia da Memória. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea: Cultura, Democracia e Pensamento Social.

filipe.barreiros@hotmail.com

Regiane Caldeira Da Silva

Graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2006), Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Internacional pela University of Brighton na Inglaterra(2011). Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT com atuação no Curso de Bacharelado em Turismo – presencial e EAD. Doutoranda no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Sociologia UFSCAR-UNEMAT (2016-2020).

regianecaldeira@unemat.br

Luciana Cavalcante Torquato

Psicóloga. Docente da Instituição de Ensino Superior Univiçosa/Facisa. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG . Mestre em Psicologia e Especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Graduada em Psicologia pela PUC-MG. Foi psicóloga efetiva (analista de políticas públicas) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, tendo atuado como supervisora , referência técnica e técnica do CREAS. Possui experiência como docente e pesquisadora, assim como no trabalho clínico e em políticas públicas, sobretudo na política de assistência social. Tem interesse em docência, pesquisa, políticas públicas, psicanálise e na discussão de temas como história da psicanálise, pensamento social brasileiro, modernismo literário, antropofagia, arte e psicanálise.

lucianatorquato.psi@gmail.com

Patrícia Cristina De Aragão Araújo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí – UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude (Nupecij), Sócio da Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação.

patriciacaa@yahoo.com

Ricardo Andrés Espinoza Mendoza

Psicólogo, enfoca su trabajo desde una mirada empática y respetuosa con los/as usuarios/as y su entorno biopsicosocial. Titulado y formado en la Universidad de Concepción, tanto en el área educativa como en el área clínica, específicamente en la intervención con enfoque sistémico además de focusing. Brinda capacitación para trabajos preventivos y promocionales en vida sana. Posee experiencia de trabajo con comunidades originarias de Chile, establecimientos educacionales vulnerables y especializados en el trabajo con jóvenes con discapacidad intelectual.
ps.ricardo.espinoza@gmail.com

Alejandra García Vargas

FHyCS-UNJU / CESDE-CIITED (UNJu/CONICET) / FH-UNSa. Licenciada y doctora en Comunicación por la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Es docente a cargo de cátedras e investigadora categoría II en las Universidades Nacionales de Jujuy y de Salta, donde también dirige proyectos de investigación. Es codirectora del CESDE (FCE, UNJu, miembro pleno de CLACSO) y secretaria del Área Académica de Género y DD.HH. (FHyCS, UNJu). Ha participado en proyectos de investigación con financiamiento nacional e internacional, desde su graduación y en diversos roles. Es autora de numerosos artículos, publicados en Latinoamérica y Europa, y ha editado libros y números especiales de revistas académicas. Ha participado como expositora en eventos académicos nacionales e internacionales y en proyectos de comunicación pública de la ciencia y de promoción a la producción audiovisual.

alegarciavargas@gmail.com

Maria Lindaci Gomes De Souza

Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1980), especializações em: Filosofia da Cultura (UFPB), História Econômica e Social do Nordeste (UFPB), Métodos e Técnicas da Pesquisa (UNIPÊ); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou, entre dezembro de 2004 e maio de 2009, como Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB. Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Assessora e Coordenadora de programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB e Vice-Coordenadora do curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira da UEPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Memória, Patrimônio, História e Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Quilombolas, Novas Linguagens, Iconografia, Cômico, Charges e Cartoons, Infância e Juventude, entre outros. Na área de História, trabalha principalmente com a Nova História Cultural. É Líder do Grupo de Pesquisa UEPB/CNPq – História e Cultura Afro-Brasileira; Vice-Líder do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq – Cotidiano, Cidadania e Educação; Vice-Líder do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq – História, Cultura e Ensino; Pesquisadora do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq – Políticas Públicas, Esfera Pública e Poder Local; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa – UEPB/CNPq Núcleo de Pesquisa e Extensão Comunitária Infanto-Juvenil. Além disso, atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB.

lindaci26@hotmail.com

Mariana González Guyer

Máster en Sociología. Profesora agregada en el Departamento de Trabajo Social de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República. Actualmente pro-rectora de Extensión y Actividades con el Medio. Docente universitaria con dictado de cursos y orientación de tesis a nivel de licenciatura, posgrados, maestría y doctorado; cuenta con un importante número de publicaciones. Se especializa en desigualdades de género y derechos de las mujeres. Integra la Coordinación Académica del Diploma de “Género y Políticas Públicas”, coordinó la Maestría de Trabajo Social de la Facultad de Ciencias Sociales y coordina el Área de Género del Departamento de Trabajo Social.

Michele Guerreiro Ferreira

Possui graduação em Ciências Sociais (2004) e especialização em História do Brasil (2009) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru; mestrado em Educação Contemporânea (2013) e doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora de História na educação básica – Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e nos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Integrante do Instituto de Estudos da América Latina (IAL-UFPE); Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), GT 21 (Educação e Relações Étnico-Raciais) e da ALAS (Associação Latino-Americana de Sociologia); Integrante do NUPEFEC (Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo) CAA/UFPE e do Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação/ CAA-UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Política, Práticas e Práxis Curriculares; Educação do Campo; Estudos Pós-Coloniais; Pensamento Decolonial e Interculturalidade.

mguerreirof@hotmail.com

Alma Isunza Bizuet

Doctora en Sociología, FCPyS, Universidad Nacional Autónoma de México. Es docente investigadora en la Escuela de Gestión y Autodesarrollo Indígena, en la Universidad Autónoma de Chiapas. Integra el Cuerpo Académico de Estudios Regionales, con líneas de investigación en procesos de cambio social territorial y socioantropología cultural. Ha publicado capítulos de libro acerca de gestión del desarrollo y experiencias organizativas en zonas indígenas, artículos sobre mitos y ritualidades entre la gente tsotsil y tzeltal de Chiapas e investigaciones en relación con los derechos humanos y la participación política de las mujeres indígenas en México, para la CNDH.

alisunza@prodigy.net.mx

Ana Jael Bengualid

Arquitecta (FAUD-UNC), maestranda en Antropología Social (FfyH-UNC) y doctoranda en Estudios Urbanos (ICo-UNGS). Ambas tesis se encuentran en proceso y abocadas a los siguientes temas: espacio doméstico, modos de vida, hábitat residencial y relación cliente/destinatario, utilizando metodologías cualitativas y de representación gráfica. Adscripta egresada en Morfología 2 A, Arq. Paisajista B, Taller de Investigación en Arquitectura, Urbanismo y Diseño (FAUD-UNC). 

jael_bngld@icloud.com

Paulo Henrique Martins

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris I (1997-1981) e pós-doutorado pela Universidade de Paris-Nanterre (2001). Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE. Bolsista de Produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ex-Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) (2011-2013) e Vice-Presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) (2009-2012). Pesquisas e publicações nas áreas de Teoria Social, Teoria crítica da Colonialidade, Estudos sobre a dádiva e Sociologia do Poder.

Senyra Martins Cavalcanti

Possui graduação em Pedagogia (UFPB) e mestrado em Sociologia (UFPB). Foi bolsista CNPq na Graduação, em pesquisa de aperfeiçoamento-APB e no Mestrado. Desde 2004 é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, filmes históricos e diferenças culturais. Professora ministrante de cursos de formação inicial e continuada em cinema.

senyra.cavalcanti@gmail.com

Kátia Medeiros De Araújo

Possui graduação em Desenho Industrial (1987), mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), com estágio doutoral nas universidades de Lancaster-UK e Salamanca-ES. É professor adjunto da UFPE desde 1993. Dedica-se à Antropologia Econômica, sobretudo aos processos e teorias do consumo, aos estudos de família e gênero e à interpretação das elites brasileiras. Dedica-se também aos estudos que envolvem Design e Sociedade, em especial aos modos de morar, à história do design e às expressões do consumo e do design no Recife. Foi eleita Vice-diretora do Centro de Artes e Comunicação da UFPE em maio de 2008, tendo exercido o mandato de 4 anos. Desempenhou a função da Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPE entre novembro de 2011 e novembro de 2012. É membro efetivo do Programa de Pós-graduação em Design e Vice-coordenadora eleita do citado programa desde Agosto de 2017.

katia_araujo@hotmail.com

Silviane Ramos Lopes Da Silva

Possui graduação em História Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), Especialização em sociedade, meio ambiente e políticas públicas (UFMT). Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Atualmente colabora como docente de Ciência Política e Geopolítica no quadro da APMCV. Ainda exerceu a função de gerente e posteriormente de Superintendente interina de Políticas de Igualdade racial -SEJUDH. Atualmente Gerencia as atividades dos Povos tradicionais e comunidades rurais na Secretaria de Cultura do estado de Mato Grosso.

ramos.silviane@gmail.com

Maria Ines Rauter Mancuso

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1970), mestrado em Ciências Sociais Rurais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1975) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social, pobreza, trabalho, condições de vida e representação.

inesmancuso.ds@gmail.com

Jaime Rios Burga

Doctor en Ciencias Políticas y Sociología por la Universidad Complutense de Madrid, España (1990). Diploma de Altos Estudios Internacionales por la Sociedad de Estudios Internacionales, Unión Europea (1991). Ha sido licenciado, bachiller y profesor principal en la Escuela de Sociología de la UNMSM (1980-2019). Fue vicedecano de Investigación y Posgrado de la Facultad de Ciencias Sociales de la UNMSM (2017-2018), vicepresidente de la Asociación Latino Americana de Sociología (ALAS) (2018-2019) y miembro de la Asociación Internacional de Sociología (ISA).

jaimecultura1@gmail.com

Ana María Sossa Londoño

Magíster en Desarrollo de la Escuela de Ciencias Sociales de la Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), sede Medellín, Colombia. Pregrado en Diseño de Vestuario de la misma universidad. Es docente investigadora de la Facultad de Diseño de Vestuario de la UPB e integrante del Grupo de Investigación en Diseño de Vestuario y Textiles – GIDVT (con clasificación B en Colciencias), participante en la línea Socio-cultural.

anamaria.sossa@upb.edu.co

Hugo Vandré Cavalcanti Da Silva

Doutorando em Design pelo PPGDesign da Universidade Federal de Pernambuco (desde julho de 2017). Mestre em Design pelo PPGDesign da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Possui graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Interiores, atuando também como docente nos seguintes temas: ambientação, projeto de produto, design e sustentabilidade, semiótica aplicada, iluminação de interiores e história da Indumentária. Docente do curso de Design da UniFBV – Wyden, Recife – PE. Docente da pós em design de interiores da Unifavip -Wyden,Caruaru – PE . Docente da pós em Acústica e Iluminação da ESUDA – Faculdade de Ciências Humanas, Recife- PE. Professor Pesquisador(conteudista) e formador de disciplinas no curso de Design de Interiores – modalidade Educação à Distância, da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco. Pesquisador (CNPq) do grupo de pesquisa Design, Consumo, Artefatos e Relações de Gênero, da UFPE.

hugovandre@hotmail.com

Marcela María Vergara Arias

PhD. en Sociología Programa de Pós-graduação em Sociología por la Universidade Federal De Pernambuco, Brasil. Magíster en Estudios Urbano Regionales por la Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín. Pregrado en Sociología de la Universidad Autónoma Latinoamericana, Medellín. Es docente investigadora de la Universidad Pontificia Bolivariana de Medellín, Colombia, adscrita al Doctorado en Ciencias Sociales, docente de la Maestría en Desarrollo de la Escuela de Ciencias Sociales e integrante del Grupo de Investigación Territorio (con clasificación B en Colciencias), liderando la línea de investigación: Cultura, poder y sociedad.

marcela.vergara@upb.edu.co

Thiago Vieira Pires

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Mestre em Ciências Sociais e Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realiza pesquisas sobre a ditadura civil-militar brasileira com foco na temática dos Direitos Humanos e no eixo Memória, Verdade e Justiça. Foi professor da educação básica na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Educação Popular com ênfase no empoderamento e autonomia dos sujeitos pertencentes aos setores populares oprimidos.

thiago.v.pires@gmail.com

Clara Betty Weisz Kohn

Doctora en Sociología por la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República. Es profesora de Filosofía por el Instituto de Profesores Artigas, profesora agregada (Gr.4) en régimen de dedicación total en el Instituto de Fundamentos y Métodos de la Facultad de Psicología de la Universidad de la República. Ha cumplido la función de Dirección Académica de la Maestría en Psicología Social. Sus tareas de enseñanza, investigación, extensión y producción académica han estado centradas en temáticas de desempleo y precariedad, así como también en el cooperativismo, la economía social y solidaria y la autogestión, las metodologías cualitativas de investigación y la sociología clínica.



Deja un comentario